Início » Blog – Ideias em movimento » 4 ferramentas para facilitar o seu trabalho no After Effects

4 ferramentas para facilitar o seu trabalho no After Effects

 
Os scripts e plugins ajudam a melhorar e automatizar o trabalho no After Effects, com eles é possível atingir resultados incríveis. Nesse artigo selecionei 4 ferramentas que estão presentes no meu trabalho diário. Elas estão no site http://aescripts.com/ um ótimo repositório de scripts e pluggins.

Download

Para fazer o download crie uma conta no site e adicione a ferramenta desejada no carrinho de compras, o valor é você que decide, ele vem com uma sugestão de preço, que pode ser alterado, se desejar pode baixar grátis colocando o valor 0.

Instalação

A instalação depende muito do sistema operacional e da versão do After Effects que você está usando, no meu caso no momento o sistema operacional é o Windows 8.1 e a versão é CS6. Apenas copie a pasta do script no seguinte caminho: C:\Program Files\Adobe\Adobe After Effects CS6\Support Files\Scripts. Habilite também a opção “Allow Scripts to write Files and Access Network” em Edit -> Preferences -> General.

01. Auto Crop

http://aescripts.com/auto-crop/

After Effects - Autocrop

Sabe quando você cria uma  pré composição no After Effects e um conteúdo que ocupava apenas o uma parte da composição passa a ocupar o seu tamanho total, considerando também os espaços em branco, então, o Auto Crop é uma ferramenta que permite cortar rapidamente essa pré composição, retirando todo espaço vazio, deixando apenas o que lhe interessa.

Ele possui 3 métodos de corte: O auto crop, crop duration, e o mask crop.

O auto crop analisa a pré composição e a redimensiona para que apenas caiba o seu conteúdo, isso funciona em todas as camadas, exceto para aquelas que não estiverem visíveis, ou que estiverem com a opacidade em 0%.

O método crop duration faz uma leitura em cada quadro da pré composição e se houver uma animação dentro dela, ele considera todo o caminho dessa animação ao fazer o corte. Esse método exige uma leitura que pode demorar um pouco.

Já o mask crop exige que a pré composição possua  uma máscara, quando você escolhe esse método o corte e feito  em cima dela. Se existir várias máscaras na pré composição o pluggin exibe um alerta para você  escolher a camada desejada

Reposition Anchor Point

http://aescripts.com/repositionanchorpoint/

After Effects - Reposition anchor point

O Reposition Anchor Point permite reposicionar o ponto de ancoragem das camadas selecionadas em torno das bordas da mesma enquanto mantém as camadas na mesma posição na janela de amostra.

Chameleon

http://aescripts.com/chameleon/

After Effects - Charmeleon

O Charmeleon ajuda você a navegar através de paletas de cores obtidas a partir de sites como o Adobe Kuler ou Color Lovers,

Qualquer propriedade de cor, seja preenchimento (fill) ou borda (stroke) podem ser alteradas a partir das paletas do Charmeleon. Para inserir manualmente uma paleta com 5 cores digite no campo “Add Swatch Value”  os valores das cores no formato hexadecimal separados por virgula, apensa os numeros e letras sem o simbolo #.

No botão “Load ase File(s)” você importa arquivos no formato .ase, gerados no kuler ou no colorur lovers.

Ease and Wizz

http://aescripts.com/ease-and-wizz/

After Effects - Ease and wizz

O  Ease and Wizz reúne um conjunto de expressões para After Effects que lhe dão mais formas de interpolar entre os valores. O uso óbvio está em movimento, mas pode ser utilizado em propriedades de animação de qualquer tipo.

Experiente as várias opções de suavização de key-frame você pode alcançar ótimos resultados.

Conclusão

No trabalho diário é muito importante otimizar o tempo de produção e essas ferramentas ajudam muito e pdem ser decisivas na hora de entregar um job.

E você quais são as ferramentas que você utiliza?  Deixe seu comentário e se possível compartilhe também esse artigo em suas redes sociais, uma abraço e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *