Amplie o poder das suas animações com as expressões - André Sarti

Amplie o poder das suas animações com as expressões

Olá amigos nessa semana vamos conversar sobre as expressões no After Effects, entender o que elas significam e como aplicá-las nos seu projetos além de conhecer algumas delas na prática, Então mãos a obra.

O que é uma expressão?

No After Effects uma expressão é um pequeno pedaço de código, um script, ele é baseado na linguagem JavaScript padrão muito usada em programação web. Esse código é aplicado a uma propriedade de animação específica ou que possua um link com outra propriedade mesmo que ela esteja em outra camada e gera animações dinâmicas.

Um dos grandes benefícios da utilização das expressões é a capacidade de criar animações complexas com um uso mínimo dos quadros-chave (keyframes) ou mesmo sem a utilização deles.

Como usar expressões?

expressões01

Para usar uma expressão, com a tecla Option (Mac) ou Alt (PC) pressionada, clique com o botão esquerdo do mouse no reloginho (stopwach) de uma propriedade, aparecera um campo na linha do tempo (timeline) para você digitar o script ou colar uma expressão pronta.

Expressões básicas

Wiggle

wiggle

Uma das mais populares expressões no After Effects que gera um resultado visualmente interessante é o wiggle. Sabe aquelas cenas de câmera tremendo ou luzes piscando, provavelmente elas foram feitas com essa expressão. A expressão wiggle tem a seguinte sintaxe:

wiggle (quantidade de vezes por segundo, quantidade em pixel)

Então se a expressão for:

wiggle (2,30)

Aplicada a uma propriedade de rotação por exemplo, significa que duas vezes por segundo, o objeto deve balançam em valores aleatórios no eixo x e y movimentando até 30 pixels. Nesse momento você pode imaginar muitas possibilidades de aplicação para essa expressão

Time

time

A expressão time é usada quando você deseja que um objeto tenha um movimento continuo, sua sintaxe é:.

time*valor por segundo

Vou te dar um exemplo, você tem um objeto e quer que ele gire continuamente durante uma cena, basta adicionar a expressão

time*90

Nesse caso o objeto vai girar 90 graus a cada segundo, se quiser aumentar a velocidade da rotação basta aumentar o valor.

loopOut

loopOut

O loopOut é usado quando se quer repetir um determinado movimento em uma propriedade, ao chegar no último keyframe ele retorna para o primeiro criando um loop A sintaxe básica da expressão loopOut é a seguinte:

loopOut()

Linear

A expressão linear é um pouco mais complexa que as anteriores, primeiramente ela está relacionada ao método de interpolação, ela pode ser aplicada para que durante uma faixa de tempo a propriedade seja alterada de um valor para o outro ou ainda quando se quer que ao alterar um valor de uma primeira propriedade, altere também o valor de uma segunda propriedade ligada a primeira, mesmo que esses valores sejam diferentes ou esteja em camada diferente. Ficou confuso, vamos á alguns exemplos:

Exemplo 01 Aplicando a expressão durante o tempo, vamos escrever a seguinte expressão na propriedade opacidade de um objeto:

linear

linear(time, 0, 6, 0, 100)

Ela faz com que os valores da opacidade subam linearmente de 20% a 80% em relação ao tempo de 0 segundos a 6 segundos:

Exemplo 02 Uma outra aplicação para essa expressão: imagine que você deseja que a medida que o valor da opacidade cresça, o valor de um efeito de blur diminua, vamos a um passo a passo para você entender melhor

Primeiramente anime a opacidade de um objeto, coloque a agulha no inicio da animação, clique no stopwach da propriedade opacidade e marque 0%, ande 1 segundo e marque 100%, em seguida vamos adicionar o efeito de blur, com a camada do objeto selecionada vá em Effect > Blur & Sharpen > Fast Blur.

linear2

Agora com o Option (Mac) ou Alt (PC) pressionado clique no stopwach da propriedade Blurirness e digite:

linear(transform.opacity,0,100,50,0)

Essa expressão faz  que enquanto o valor da propriedade opacidade aumente de 0 á 100% o valor da prorpiedade Blurirness diminua de 50 á 0..

Conclusão

Se você pretende criar animações memoráveis no After Effects não pode se privar de conhecer a fundo as expressões, elas são recursos essenciais para o seu desenvolvimento como motion designer.

Quero arpoveitar a oportunidade para agradecer os acessos e compartilhamentos da última postagem sobre as 4 ferramentas para facilitar o seu trabalho no After Effects, se você ainda não viu clique aqui. Quero também fazer um convite: se deseja receber atualizações exclusivas sobre  After Effects, motion design, publicidade entre outros assuntos do seu interesse assine nossas newsletter  e fique por dentro,

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Olá, me chamo André Sarti, trabalho com comunicação desde 1996. Sou publicitário, especialista em marketing, motion designer e comunicador. Apaixonado por música, cinema, séries, artes e tecnologia.

Deixe seu comentário

  • Fagner

    Boas dicas.
    Já consegui usar uma delas.
    Essa linear é bem confusa mesmo, mas dá para aprender.
    Vlw!

    • André Sarti

      Olá Fagner, tudo bem?

      Muito obrigado pela visita! Realmente está expressão é um pouco mais complexa como disse no post, mas aos poucos você se acostuma com ela, o importante é aplicar sempre que precisar, tenho certeza que vai descobrir utilizações bem criativas para todas estas expressões!

      Um abraço! Volte sempre! 🙂

  • Francisco

    CARACA… o wiggle! Nunca pensei que fosse tão simples. Valeu demais!!

    • André Sarti

      Obrigado pela visita Francisco!

      É impressionante, mas com muitos recursos simples e nativos do After Effects é possível criar muitas coisas e com muita qualidade!
      Um abraço! 🙂