Início » Blog – Ideias em movimento » Seis bancos de imagens grátis

Seis bancos de imagens grátis

Os bancos de imagens grátis são alternativas para quem não tem muita verba, mas precisa produzir conteúdos com imagens de qualidade.

Imagens do Google ou do Pinterest não são livres, algumas estão protegidas por diretos autorais. É fundamental ficar atento aos contratos e licenças de uso e se é exigido, a atribuição de autoria para evitar problemas futuros.

Os bancos de imagens grátis possuem imagens de alta qualidade e grande variedade, o problema é que como são utilizados por muitas pessoas, a chance de encontrar a mesma imagem em outro site ou rede social é grande.

Uma alternativa é produzir as próprias imagens, se possui uma câmera ou um celular com boa qualidade de imagem, um pouco de conhecimento de fotografia e uma mente criativa, é possível produzir fotos com qualidade suficiente para seus projetos, o ganho aqui está na originalidade.

Mas se o projeto que você está trabalhando, não é tão complexo e permite a utilização dessas imagens é possível alcançar um bom resultado.

Separei 6 bancos de imagens grátis para você utilizar em seu projeto, espero que goste, vamos lá:

01. Pexels

Pexels – Banco de imagens grátis

Um dos meus bancos de imagens grátis favoritos, o Pexels oferece imagens de alta qualidade grátis sob o licenciamento Creative Commons que permite a distribuição gratuita mantendo a autoria mas ao mesmo tempo permitindo a cópia, distribuição, edição, remixagem e a criação de um novo trabalho.

O Pexels possui uma pesquisa (em inglês) que funciona muito bem, fica fácil encontrar uma determinada foto com os termos certos. Possui também algumas categorias que ajudam muito quando estamos “peneirando” um imagem específica.

Um recurso bem legal que o Pexels oferece é um plugin para Photoshop que permite buscar qualquer imagem do site dentro do software.

Link: https://www.pexels.com/

02. Unsplash

Unsplash – Banco de imagens grátis

Com grande diversidade de imagens, o Unsplash tem como objetivo inspirar criadores distribuindo gratuitamente imagens de alta qualidade.

Segundo o próprio site todas as fotos podem ser usadas gratuitamente, para fins não comerciais e comerciais. Você não precisa pedir permissão ou fornecer crédito para o fotógrafo ou para o site Unsplash, embora essa atitude seja apreciada quando possível.

O Unsplash lhe concede uma licença de copyright irrevogável, não-exclusiva para baixar, copiar, modificar, distribuir, executar e usar fotos gratuitamente.

Link: https://unsplash.com/

03. Visual Hunt

Visual Hunt – Banco de imagens grátis

O Visual Hunt é outro banco de imagens grátis que possui uma ampla variedade de imagens. Além da pesquisa (em inglês) que funciona bem, você pode ainda filtrar os resultados por cor ou ordenar as imagens por relevância, interesse ou ainda pelas mais recentes.

Visual Hunt pesquisa em diversas fontes, imagens com licença Creative Commons ou de Domínio Público e disponibiliza em um único lugar.

Link: https://visualhunt.com/

04. Pixabay

Pixabay – Banco de imagens grátis

O Pixabay é um banco de imagens grátis que além de imagens, disponibiliza vetores e ilustrações. Seu contrato de licença de uso também é baseado no Creative Commons. O site inclusive recomenda a utilização das imagens em redes sociais como o Facebook.

Sua pesquisa é bem eficiente, é possível fazer pesquisas de termos em português. podendo  filtrar por tipo de imagens, tamanho e cor.

Link: https://pixabay.com/

05. Free Images

Free Images – Banco de imagens grátis

Com um acervo de cerca de 400.000 imagens o Free Images é uma comunidade que disponibiliza fotos de alta qualidade para você utilizar em seus projetos.

Em seu contrato de licença o site permite a aplicação das imagens tanto no digital como no impresso, e ainda afirma que a licença é perpétua, exclusiva e ilimitada.

A pesquisa funciona razoavelmente bem, o site oferece também várias categorias de imagens.

Possui versão em várias línguas, inclusive em português, as vezes quando se realiza uma pesquisa ele volta para a versão chinesa, que deve ser a principal, isso incomoda um pouco, mas se estiver buscando algo específico tem grande chance de encontrar no Free Images.

Link: https://pt.freeimages.com/

06. Freepik

Freepik – Banco de imagens grátis

O Freepik disponibiliza em seu site imagens, vetores, ilustrações, entre outros. Depois de pesquisar um termo é possível filtrar por tipo de arquivo, cor ou ordenar por mais popular, mais baixados ou mais recentes.

O modelo de negócio da Freepik é um pouco diferente dos sites anteriores, ele é Freemium, que significa que a maioria dos conteúdos oferecidos, podem ser utilizados gratuitamente, desde que se de crédito ao Freepik.

Uma pequena parte desse conteúdo é reservada aos usuários que pagam a assinatura premium, estes podem utilizar todo conteúdo do site sem necessidade de crédito.

Link: https://br.freepik.com/

Concluindo

Uma imagem vale mais que mil palavras! Com esses bancos de imagens grátis fica mais fácil encontrar a imagem certa para uma comunicação precisa.

Dependendo do projeto e de sua complexidade, considere produzir suas próprias fotos ou comprar uma imagem, não tenha medo de investir quando for necessário.

Se esse conteúdo foi útil para você, por gentileza, compartilhe em suas redes sociais, nossa missão aqui é disseminar conteúdos bons e úteis!

Alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários, logo abaixo, gosto muito de interagir,  respondo a todos.

Quer receber conteúdos exclusivos? Assine nossas newsletter para ter acesso. Também estou nas redes sociais, principalmente no Facebook e no Instagram, me siga por lá!

Fico por aqui, muito obrigado e até o próximo post! 🙂

Leia também:

4 comments

    • André Sarti disse:

      Olá Carol! Tubo bem?

      Que legal ver você por aqui, fico muito feliz! 🙂
      O Freepik é muito bom, mas exige atribuição ao site! O legal dos outros bancos é a ideia: compartilhar gratuitamente para que criadores de conteúdo gerem novos conteúdos a partir do seu, isso é muito interessante. Aqui o conceito, a mensagem é mais importante do que o próprio site!

      Muito obrigado pela visita! Volte sempre e um abraço!

    • André Sarti disse:

      Olá Fabiola! Tudo bem?

      Sim, para vetores o Freepik tem boas opções, principalmente para os iniciantes, mas com os bancos acima não vai faltar imagen para ilustrar os seus posts, fico feliz em ajudar! 🙂

      Um abraço e obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *