Início » Blog – Ideias em movimento » Vídeos no Instagram: divulgue a sua marca

Vídeos no Instagram: divulgue a sua marca

Não há dúvidas, que o Instagram conquistou um lugar no coração do público, ele é simples, bonito e agradável de usar. Com mais de 800 milhões de usuários no mundo, é a rede social que mais cresce, para se ter uma ideia, em apenas dois anos, o Instagram dobrou sua base de usuários.

Segundo o estudo Digital in 2017 Global Overview estudo realizado pelas empresas We Are Social e Hootsuite, 32% dos usuários da internet no mundo possuem conta no Instagram, desses usuários, 59% pertencem a faixa etária de 19 à 29 anos e  33% na faixa etária de 30 à 49 anos.

Como você pode verificar, um público gigantesco está utilizando o aplicativo. Se sua marca quer se destacar na Internet , ela precisa urgentemente aprender a conversar com esse público.

Existem muitas formas de utilizar o Instagram para negócios, as possibilidades são muitas, entretanto, Inserir conteúdos de vídeo na estratégia de comunicação funciona muito bem.

Os vídeos no Instagram, sem sombra de dúvida tem encantado tanto os usuários como as empresas que precisam divulgar sua marca, produtos e serviços na internet.

O que você vai aprender neste post?

Após a leitura deste post você vai:

Por que vídeos funcionam bem no Instagram?

Para divulgar sua marca, produtos ou serviços no Instagram você precisa construir uma estratégia sólida, com objetivos bem definidos, conhecer profundamente o seu público-alvo, o mercado, seus concorrentes e saber se diferenciar dos demais.

Quando se fala de vídeos para Instagram, algumas características diferenciam a sua produção das demais redes sociais.

O Instagram é uma mídia visual

Desde o início o Instagram tem uma apelo mais visual, por isso, é muito importante cuidar da imagem do seu vídeo, ele irá concorrer com fotos e outros vídeos de ótima qualidade. Antes de produzir, pense no visual: figurino, cenografia, cores e iluminação. Cada detalhe influencia no resultado final, por isso desenvolver uma rotina clara de produção é muito importante.

Algumas dicas:

  • Se não possui uma iluminação adequada, aproveite a iluminação natural, grave próximo a uma janela em um ambiente naturalmente iluminado;
  • Para enquadrar aplique a regra dos terços muito popular na fotografia;
  • Se for gravar com o celular, instalar aplicativo de câmera com mais recursos de configuração pode ampliar as possibilidades;
  • Fixe o celular utilizando um acessório ou improvisando;
  • O cuidado com o áudio também é importante, procure usar um microfone externo, de lapela;
  • Considere  a possibilidade de gravar o áudio separado, em um gravador digital ou em outro celular com aplicativo de gravação, a sincronização do áudio com a imagem será feita na edição.

Outro aspecto de fundamental importância, é a edição e pós produção, já falamos de edição aqui, mas vale destacar que essa etapa é decisiva no resultado final do seu vídeo.

A Comunicação no Instagram é direta

A comunicação no Instagram é mais direta, como o tempo é limitado, a comunicação precisa ser clara e objetiva. Geralmente usa-se apenas um argumento no vídeo, o que faz você reforçar a mensagem principal. Essa mensagem pode ser poderosa, se estiver alinhada com os objetivos da marca e em sintonia com o público-alvo.

De certa forma, a limitação de tempo estimula a criatividade de quem produz, para alcançar o resultado desejado é necessário praticar o desapego, não ter medo de abandonar algumas ideias em benefício da mensagem principal.

Cada coisa no seu lugar

Assim como no Facebook, o Instagram oferece diversas opções para publicação de vídeos, considere abordagens diferentes para cada opção:

Vídeos no feed

Sua duração pode ser de até 60 segundos, a resolução mínima deve ser de  1080 por 1080 pixel e o tamanho máximo do arquivo é de 4 GB. Esses vídeos podem ser gravados a partir da câmera do aplicativo ou produzido externamente e posteriormente publicado.

Vídeos no Stories

O Stories é um recurso do Instagram que permite a publicação de fotos e vídeos curtos que desaparecem após 24 horas, é possível desenhar e escrever em cima das fotos, aplicar stickers e emojis.

A duração de um vídeo no Stories pode ser de até 15 segundos, a resolução mínima é de 1080 por 1920 pixels, formato vertical e o tamanho máximo do arquivo é de 4 GB.

Esses vídeos podem ser gravados a partir da câmera do aplicativo ou produzido externamente e posteriormente publicado no Stories.

Transmissão ao vivo

Assim como no Facebook, a transmissão de vídeo em tempo real também é possível no Instagram, para isso, basta acessar a câmera do aplicativo, escolher a opção ao vivo e iniciar vídeo ao vivo. Esse recurso é muito interessante para quem deseja  criar proximidade e conexão com o público.

Chame a atenção para o seu negócio

Se você é dono de um pequeno negócio, se é um coach ou palestrante, se possui um e-commerce ou uma empresa de moda, não tenha medo de usar o Instagram para divulgar seus produtos ou serviços.

Crie vídeos cativantes e objetivos, converse com o seu público como quem conversa com um amigo:

  • Mostre os bastidores de seu negócio;
  • Demonstre seus produtos ou serviços;
  • Fale das funcionalidades e dos diferenciais;
  • Faça ofertas atraentes;
  • Acima de tudo, conecte-se com o seu público.

Conclusão

A utilização dos vídeos no Instagram, têm fortalecido  a presença digital das empresas, que enxergaram aí uma oportunidade de divulgar sua marca, produtos e serviços, mais que isso, a utilização dos vídeos no Instagram gera proximidade e conexão com seu público.

Para aumentar a exposição da marca, impulsionar as vendas, para aumentar o tráfego, para posicionar a marca ou para educar o seu público. São tantas as possibilidades. Tudo que precisa para começar é um celular e uma conexão com a Internet.

Já que falamos tanto de Instagram me siga também por lá: @andresarti!

Se gostou do conteúdo, se ele foi útil para você, por gentileza compartilhe em suas redes sociais, é uma maneira de espalhar conhecimento e também de nos ajudar. Se ficou com alguma dúvida ou tem algo para acrescentar, por favor comente aqui em baixo, sempre respondo todos os comentários gosto muito de interagir com a comunidade, Participe!

Um abraço! E até o próximo post! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *