Início » Blog – Ideias em movimento » Podcast – Um jeito incrível de consumir conteúdo na internet

Podcast – Um jeito incrível de consumir conteúdo na internet

 TEMPO DE LEITURA: 5 minutes

Saber filtrar qual história seguir, qual realmente é importante, se tornou uma habilidade essencial.

O podcast é mais do que um programa de rádio na internet, é uma das melhores opções de consumo de conteúdo.

Quando o assunto é consumo de conteúdo na internet, dois grandes problemas surgem: o excesso de informação e a falta de tempo.

Somos bombardeados diariamente com toneladas de informações, a maioria sem relevância. Elas chegam por todos os lados: no e-mail, redes sociais, feeds, alarmes e notificações. Isto aumenta a ansiedade e gera frustração, uma sensação de que estamos constantemente desatualizados.  

Mas calma, você não precisa, não deve e não pode ter todas as informações do mundo, então relaxa!

É claro que estar bem informado é importante, principalmente se você trabalha com comunicação. Saber filtrar qual história seguir, qual realmente é importante, se tornou uma habilidade essencial.

Neste post vou te apresentar uma das minhas formas preferidas de consumir conteúdo na internet: o podcast. Vou contar porque ela é minha mídia preferida e listar os podcasts que eu mais gosto de ouvir. Vamos lá!

Mais do que um programa de rádio na internet

Você me diz: – Podcast, já ouvi falar mas não sei muito bem o que é, pode me explicar melhor?
Posso sim, para quem ainda não conhece vou apresentar melhor o nosso amigo podcast.

De uma maneira muito simples o podcast geralmente é apresentado como um programa de rádio na internet, o que é uma explicação muito limitada, que expõe de maneira imprecisa o formato dos programas que se assemelham aos programas de rádio.

Entretanto, o conceito de podcast vai além, tanto pelo formato quanto pela tecnologia.

A tecnologia

iPod

A palavra podcast surge da junção das palavras POD (personal on demand) retirada do iPod, o revolucionário tocador de áudio da Apple e Broadcast (transmissão de rádio ou tv).

Falando da tecnologia, o podcast é uma maneira de publicar conteúdo (geralmente em áudio), que tem como característica principal a distribuição, que é feita por RSS. O RSS é uma tecnologia que possibilita o acompanhamento das atualizações do conteúdo pelo usuário.

Você pode “assinar” um conteúdo do seu interesse e receber as atualizações, seja de um blog, site ou podcast. Isso é feito através de um agregador de conteúdo, como por exemplo o feedly, para sites e blogs ou agregadores exclusivos para podcast.

Quando um novo episódio do seu podcast preferido é lançado você recebe a atualização no seu agregador de conteúdo e tem algumas opções para ouvir o episódio.

Pode ouvi-lo direto no site: para isso, basta acessar o site do podcast e escutar o episódio através de um player.

Se preferir pode usar um agregador de podcast, existem várias opções: gratuitas ou pagas, para computadores, tablets e celulares, e para os diversos sistemas operacionais, como por exemplo, o Podcast Addict ou o Pocketcasts.

Você pode ainda baixar o arquivo e reproduzir onde quiser.

O formato

Os formatos dos programas de podcast

Existem diversos formatos de podcast, com variação na duração, frequência, apresentação, conteúdo, edição entre outras características.

Aqui no Brasil a forma mais comum de podcast é o  famoso “papo de boteco” que reúne amigos para uma conversa, geralmente semanal, sobre um tema comum. Um moderador conduz a conversa e a mantém dentro do tema.  

Existem outras formas de podcast. Ele pode ser produzido por uma única pessoa, centrado em um tema, apresentado de forma narrativa e com uma carga maior de emoção, alcançado pelo estilo de locução e edição.

Por que o podcast é a minha forma preferida de consumir conteúdo na internet?

Sim, o podcast é a minha forma preferida de consumir conteúdo na internet. Não é a primeira vez que escrevo sobre ele, você pode conferir os outros posts aqui e aqui.

Os motivos: o primeiro é a liberdade, você pode ouvir no trânsito, enquanto realiza uma tarefa ou faz uma caminhada, você não fica preso, é uma maneira efetiva de ganhar tempo e adquirir conhecimento.

A variedade de temas. Existem podcasts para todos os gostos: cultura, moda, criatividade, carreira, gastronomia, quadrinhos, filmes e séries, literatura, história, ciência, medicina, publicidade e marketing, a lista não tem fim.

Os temas são abordados com profundidade, a maioria dos podcasts que assino, é assim, aprende-se muito. Não é raro um podcast levantar vários pontos de vista sobre um mesmo tema, o que amplia sua visão sobre o assunto e provoca uma reflexão mais aprofundada. É muito bom conhecer opiniões diferentes da sua, gera maturidade e crescimento pessoal.

Assim como o rádio o podcast estimula a imaginação e a criatividade. No podcast você não tem imagem, precisa construí-la a partir da narrativa e com as informações que recebe enquanto escuta.

Uma advertência: alguns podcasts são divertidos demais. Tome cuidado para não dar muita risada em lugares públicos, as pessoas vão te estranhar.

Podcasts para ouvir agora, ou na hora que quiser

Para você que se interessou pelo universo do podcast, segue então uma pequena lista dos principais podcasts que assino:

Braincast

Braincast

Podcast do site brainstorming 9 . O tema principal é criatividade, mas o papo vai além, cultura, comportamento, tecnologia, política, futebol e muito mais.

 Ouvir agora 

Falafreela

Falafreela

Podcast do blog Carreira Solo“a meia hora mais valiosa do seu dia” responde dúvidas sobre empreendedorismo e vida freelance. Inovação, criatividade e protagonismo!

Ouvir agora

Nerdcast

O podcast com a maior audiência do Brasil, com 1 milhão de download por episódio. Apresenta a visão nerd do mundo, história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia, games são os temas abordados.

Ouvir agora

Rapaduracast

Uma conversa sobre a cultura pop centrada no universo do cinema este é o rapaduracast, o podcast do Cinema com Rapadura.

Ouvir agora

Escriba Café

Escriba Café

A incrível história do mundo e seus mistérios! Um podcast que foge do formato “papo de boteco – cultura pop”. O Escriba Café me encanta tanto pelo conteúdo como pela abordagem, Sem falar na edição que é um primor.

Ouvir agora

Aparelho Elétrico

Aparelho Elétrico

 

Conteúdo sobre gestão, produtividade, marketing, negócios também focado no universo freelance. Boas dicas para quem enfrenta o dia-a-dia do home office.

Ouvir agora

Diário de um Elefante

Diário de um elefante

Dicas sobre produtividade que te ajudam a ser mais organizado e eficiente nas tarefas pessoais e profissionais.

Ouvir agora

Alô Ténica

O Alô ténica é o podcast do Radiofobia sobre produção de podcast, dicas de edição, produção, equipamentos, como divulgar.

Ouvir agora

99vidas

99 vidas

Podcast semanal sobre games e nostalgia. Reviver os jogos clássicos que marcaram nossa infância e estão até hoje ao nosso lado.

Ouvir agora

Pra terminar

Se ainda não escuta podcasts, espero ter despertado o desejo de conhecer a mídia ao ponto de ouvir alguns episódios. Busque um podcast com tema do seu interesse, depois me conte a experiência, você não vai conseguir parar. Pra quem já consome  podcast espero ter contribuído com a sua lista e com o seu conhecimento. Que tal deixar as suas recomendações também aqui nos comentários.

Se você chegou até aqui quero agradecer pela audiência. Se achou bom o conteúdo, ajude a espalhar, compartilhe em suas rede sociais. Por favor, se tiver sugestões de temas e melhorias comente, é muito bom compartilhar ideias.

Desejo uma ótima semana, e até o próximo post! 🙂

Leia também:

4 comentários

    • André Sarti disse:

      Olá Thuanny! Seja bem vinda e muito obrigado pela visita!

      Então, o podcast é muito imersivo e poderoso se bem produzido! Gosto muito e aprendo muito também, uma forma simples de usar a internet para o desenvolvimento pessoal e ampliar o conhecimento!

      Fico muito feliz que tenha gostado do post!
      Volte sempre! 😀

  1. Luciana Souza disse:

    Eu já ouvi falar muito sobre podcast mas ainda não tive a oportunidade de ouvir um, acho muito legal a ideia e concordo com você quando diz o quão é difícil selecionar bons conteúdos nos dias de hoje. Amei o post e com certeza vou ouvir alguns da sua listinha.

    • André Sarti disse:

      Olá Luciana, tudo bem?

      Espero que goste dos podcasts, a imersão é incrível e os assuntos são muito variados! Me conte depois como foi sua experiência.
      Obrigado pela visita e volte sempre! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *