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Monitore o tempo de suas tarefas com Toggl

 TEMPO DE LEITURA: 3 minutes

Olá amigos freelancers e empreendedores, tudo bem com vocês?

Há muito tempo venho aprimorando meu fluxo de trabalho (comentei sobre isso no último post que você pode ler aqui), focando sempre no aumento da produtividade, algo que considero essencial, já que a demanda de tarefas do micro empreendedor é imensa, para manter o negócio viável e estável é sempre bom entender onde você está concentrando suas energias.

Uma das coisas legais que aprendi com o método GTD é ter consciência de que aquilo que você está fazendo no momento é realmente aquilo o que você precisa fazer. Tenho alcançado grande progresso com ajuda de algumas ferramentas que são essenciais no meu dia a dia como o Trello, Evernote, Google Drive entre outras, entretanto, uma das minhas grandes dificuldades é monitorar o tempo de cada tarefa.

Como tenho monitorado minhas tarefas e por que isto é importante?

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Detalhe da Planilha de Tarefas no Google Drive

Atualmente estou usando uma planilha no Google Drive para anotar minhas tarefas diárias e monitorar quanto tempo estou gastando em cada atividade, essa informação é muito importante, pois estou acumulando dados que são bem úteis para precificação, orçamentos e até mesmo fluxo de produção,  tudo é feito manualmente, de forma simples e rápida, quando começo uma tarefa, seleciono o cliente, a prioridade e anoto a data e hora de início, e quando finalizo acrescento o hora final e inicio uma nova tarefa. Apesar de simples esta planilha tem gerado informações úteis como quanto tempo tenho gasto com cada cliente, quanto tempo leva uma determinada tarefa, entre outras informações e gráficos que me ajudam muito.

Toggl uma ferramenta simples e poderosa

A desvantagem desse processo é que nem sempre consigo anotar com precisão esses horários, estava sempre buscando uma alternativa melhor, foi aí que descobri o Toggl, uma ferramenta de monitoramento de tempo, muito simples entretanto muito poderosa.

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Tela do Toggl

A primeira vantagem que descobri é que ele é multiplataforma, com versões Windows, Mac e Linux, além de versões para Android e iPhone possui também uma extensão para o Google Chrome e uma versão web. Outra coisa fantástica é a integração com diversos aplicativos como o Trello, Evernote, Google Drive, Basecamp entre outros, a lista é enorme confira aqui.

Comecei utilizando a versão web, mas gostei tanto do aplicativo que instalei a versão desktop para Windows.

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Toggle versão Android

Fácil e simples de usar

A maneira mais simples de usar é direto no aplicativo, digite a tarefa que vai realizar e inicie o monitoramento de tempo, pause e pare a hora que desejar, simples. Como meus projetos estão todos no Trello, integrei a ferramenta que adicionou um botão no card da tarefa ou no item de uma checklist, não preciso nem sair do Trello. início ali mesmo e quando termino a tarefa paro o monitoramento e movo o card para concluído. No final do dia passo esse dados para a planilha do Google Drive e pronto tenho as informações que preciso de forma simples, precisa e clara. A versão free ainda permite o cadastro de projetos e clientes.

Conclusão

Como eu disse, o Toggl é uma ferramenta simples e poderosa, espero que faça bom uso dessa dica, que ajude você aprimorar o seu fluxo de trabalho e que alcance grandes resultados. Gostaria muito de trocar ideias com você sobre os temas que quero desenvolver com mais frequência aqui no blog, como: comunicação, produtividade, empreendedorismo, produção audiovisual, por isso deixe seu comentário, será um prazer ler e responder.

Outra coisa, convido você para minha página no facebook, tenho postado dicas rápidas, passa lá, facebook.com/web.sarti .

Desejo muito sucesso na sua vida pessoal e profissional. Até o próximo post.

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