Início » Blog – Ideias em movimento » Cinema 2016 – Lista dos filmes que assisti

Cinema 2016 – Lista dos filmes que assisti

Tempo de leitura: 5 minutes

Está é a minha retrospectiva 2016 em filmes, confira a lista e os comentários.

2016 foi um ano esquisito, crise econômica,  escândalos de corrupção, impeachment, casais se separando, nem vou continuar para não te deprimir.  

Já para o cinema 2016 não foi ruim. Tivemos muitos filmes bons. No post dessa semana vamos fazer um Retrospectiva do ano cinematográfico, para não alongar muito, selecionei 13 filmes que assisti durante o ano e que considero importante. Muita coisa ficou de fora da lista, mas os filmes que selecionei representam bem o ano.

Este post serve também para você atualizar sua lista de filmes, caso não tenha ainda assistido algum. No final do post pode acrescentar nos comentários os filmes do ano que também foram importantes para você! 

Então se acomode na poltrona, pegue o balde de pipoca e vamos lá que a sessão já vai começar!

01. Os 8 odiados (7 de janeiro)

cinema-2016-os-8-odiados
Os 8 odiados

A nossa lista começa muito bem com Os 8 odiados, já falei sobre ele aqui no blog. O oitavo filme do diretor Quentin Tarantino é muito bom. Elenco impecável com Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh, Tim Roth entre outros. Personagens marcantes, diálogos incríveis e para coroar a trilha de Ennio Morricone, vencedora do Oscar de melhor trilha original de 2016.

02. O bom dinossauro (7 de Janeiro)

Depois do sucesso de Divertida Mente (2015) a Pixar nos leva para um universo onde os dinossauros não foram extintos por um asteroide, vivem lado a lado com os humanos. O filme conta a jornada de Arlo um dinossauro que se perde da família e tenta retornar ao lar com ajuda de Spot um humano que se torna seu amigo.  O enredo é bem dramático e se confunde muito com o “O Rei Leão”.

03. Snoopy e Charlie Brown – Peanuts, o Filme (14 de janeiro)

cinema-2016-snoopy-e-charlie-brown-peanuts-o-filme
Snoopy e Charlie Brown – Peanuts, o Filme

Foi um prazer enorme ver os personagens das famosas tirinhas do cartunista Charles M. Schulz nas telonas.

O filme foi muito bem desenvolvido, o roteiro nos envolve na simplicidade do quotidiano dos personagens e trazem um bom sentimento de nostalgia.

04. A grande aposta (14 de janeiro)

O mérito do diretor Adam McKay foi transformar um tema complexo e entediante, em um filme vibrante. O filme baseado em fatos reais, conta a história de investidores que previram a catástrofe financeira de 2008 e apostaram contra o mercado. No elenco Christian Bale, Brad Pitt e Steve Carell que se destaca muito pela atuação.

05. O Regresso (04 de fevereiro)

Depois de dirigir Birdman o diretor mexicano Alejandro González Iñárritu definitivamente conquista Hollywood com O Regresso.

Inspirado em eventos reais o filme conta a história de Hugh Glass interpretado por Leonardo DiCaprio que após ser gravemente ferido por um urso é abandonado pelos membros da própria equipe e luta pela sobrevivência. Finalmente , depois de 5 indicações, DiCaprio ganha o merecido Oscar de melhor ator.

06. Deadpool (11 de fevereiro)

cinema-2016-deadpool
Deadpool

Depois da infame aparição do personagem em X-Men Origens: Wolverine, o anti-herói da Marvel finalmente ganha seu próprio filme em 2016, e dessa vez fizeram direitinho!

Deadpool não é um filme convencional de super-heróis: ácido, debochado, irônico, cheio de ação e fiel a versão dos quadrinhos. Destaque também para a trilha sonora do filme que é íncrivel.

07. Batman vs. Superman: A origem da justiça (24 de março)

Com exceção a trilogia de Nolan, a DC ainda não emplacou nos cinemas! Após dirigir o Homem de aço de  2013, o diretor Zack Snyder tem a missão de fazer o universo DC decolar com o encontro dos seus maiores personagens.

Em um mercado dominado pela concorrência, para se diferenciar o filme tem um clima sombrio e  bem mais sério que os da Marvel. Jesse Eisenberg não convence como Lex Luthor, o destaque mesmo é de Gal Gadot que interpreta a Mulher Maravilha.

08. Capitão América: Guerra Civil (28 de abril)

Terceiro filme do Capitão América, considerado a versão 2.5 dos Vingadores. Um acidente envolvendo um dos heróis, desencadeia discussão sobre o “Tratado de Sokóvia”, lei que se aprovada quer regulamentar e controlar  todos os super-heróis.

Isto causa uma divisão, de um lado a favor da lei está Tony Stark, o Homem de Ferro e do outro o Capitão América.

09. Procurando Dory (30 de junho)

“Oi, eu sou a Dory. Eu sofro de perda de memória recente” Já se passaram 13 anos que escutamos esta frase pela primeira vez. Eles estão de volta , dessa vez, Nemo e seu pai, Merlin é que vão ajudar Dory, a encontrar sua família. Apesar de não ser inovador, repetindo a jornada de autoconhecimento, o filme é muito divertido. 

10. Star Trek: Sem fronteiras (21 de julho)

cinema-2016-star-trek-sem-fronteiras
Star Trek: Sem fronteiras

Desta vez J.J. Abrams assina apenas a produção do longa, passando a responsabilidade da direção para Justin Lin (Velozes & Furiosos 6), o filme também contou com a contribuição de Simon Pegg, o Scotty da nova franquia no roteiro. Além de toda tripulação o filme traz ainda com o ator Idris Elba, que interpreta o vilão Krall.

11. Esquadrão Suicida (04 de agosto)

Tirando o clima de “heróis que salvam o mundo”, afinal de contas, o Esquadrão Suicida é formado por assassinos e criminosos, forçados pelo governo para enfrentar grandes ameaças.

O filme tem grande elenco como Viola Davis (Amanda Waller), Will Smith (Pistoleiro) e Jared Leto que interpreta o Coringa mas que em minha opinião também não convenceu muito, destaque para Margot Robbie como Arlequina.

12. Doutor Estranho (02 de novembro)

Cinema 2016 - Doutor Estranho
Doutor Estranho

Doutor Estranho foi o melhor filme de super herói do ano. O filme introduz  o lado místico do Universo Marvel e apresenta o Dr. Stephen Strange, muito bem interpretado por Benedict Cumberbatch, famoso e arrogante cirurgião que após um acidente de carro, fica com as mãos debilitadas e perde a capacidade de realizar cirurgias.

Em busca da cura ele descobre uma realidade maior que a ciência e inicia sua jornada como Doutor Estranho.

 13. Rogue One – Uma história Star Wars (15 de dezembro)

Cinema 2016 - Rogue One - Uma história Star Wars
Rogue One – Uma história Star Wars

Rogue One – Uma história Star Wars é o primeiro spin-off da franquia, acontece entre os episódios III e IV. Conta a história de como os planos para destruir a estrela da morte foram roubados pela equipe da nave Rogue One.

O filme tem um visual semelhante a dos filmes clássicos e amarra muito bem as histórias e de maneira brilhante preenche as lacunas entre elas.

Concluindo

Com certeza minha lista não é definitiva, muita coisa boa ficou de fora, estes são apenas alguns filmes que assisti durante o ano. E para você, quais foram os melhores filmes de 2016? Escreva nos comentários quais foram seus filmes preferidos do ano.

Se está gostando do conteúdo do blog, compartilhe em suas redes sociais é muito importante para nós. Você também pode sugerir temas de pauta para os próximos post.

Quero aproveitar e agradecer a você leitor que esteve conosco durante o ano com a gente. Desejo que 2017 seja repleto de realizações Um abraço e até o próximo post! 🙂

4 comentarios

  1. Joyce disse:

    Que post bacana! Adorei! Dos filmes que você citou, eu só assisti Esquadrão Suicida, Procurando Dory e O Regresso e achei os três muito bons. Esse ano não foi o melhor para mim em relação ao cinema, eu confesso que gostei mais do ano passado, mas concordo que muitos filmes bons foram lançados. Inclusive fiz uma listinhas dos melhores filmes do ano, em minha humilde opinião.

    http://flornooutono.blogspot.com/2016/12/melhores-filmes-do-ano.html

    • andre.sarti disse:

      Olá Joyce! Tudo bem?

      Fico feliz que gostou do post! Este ano acompanhei melhor os lançamentos dos filmes! Mas concordo 2015 também foi um ano bom para o cinema! Vou visitar o seu post!

      Apreça sempre por aqui! Obrigado! 🙂

    • andre.sarti disse:

      Olá Tiago! Tudo bem!

      Em primeiro lugar, obrigado pela visita, fico feliz que tenha gostado do blog. 2016 foi um ano produtivo para o cinema, principalmente para quem gosta de cultura pop. Tivemos ótimos filmes e o ano novo promete. 🙂

      Mais uma vez obrigado e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *