Motion Design – Definição, origem e áreas de atuação
- Criatividade, Inspiração
- 9 de fevereiro de 2016
Olá pessoal, Tudo bem? Nesse post vamos falar sobre Motion Design, conhecer um pouco de suas origens, alguns pioneiros dessa subcategoria do design, além de conhecer as aplicações e as oportunidades desse mercado em ascensão.
Definição
Em poucas palavras Motion Graphics Design, ou simplesmente Motion Design é a arte de dar vida ao design gráfico através da animação. Para atingir o resultado desejado, manipula-se as camadas de elementos gráficos, videos e objetos 3D através do tempo e espaço. O Motion Design é a mistura da linguagem cinematográfica com o design gráfico.
Diferença entre animação tradicional e Motion Design
O Motion Design facilmente se confunde com a animação tradicional, apesar de serem parecidas e de compartilhem os mesmos princípios, não são a mesma coisa. Na animação tradicional conta-se uma história e os personagens se expressam. Já o Motion Design apesar de poder retratar um personagem eles não se expressam diretamente.
As origens do Motion Design
Embora tenha mais de um século de existência, o Motion Design ganha forma por volta dos anos 40. Com seus filmes experimentais Oskar Fischinger e Normam McLaren são os destaques dessa época.
Oskar Fischinger
O cineasta e pintor Oskar Fischinger (1900-1967). Influenciado pelo filme “Opus I” de Walter Ruttman tornou-se o mago da animação abstrata com seus trabalhos experimentais, construindo manualmente suas obras utilizando a técnica rudimentar de stop motion.
Sua criatividade enfureceu os Nazistas obrigando a mudar-se para Los Angeles em 1936. Chegou a trabalhar com Walt Disney na produção do Filme Fantasia de 1940, entretanto, preferiu seguir sua carreira sozinho sem muita interferencia.
Normam McLaren
Outro nome importante para o Motion Design é do diretor e animador escocês Normam McLaren (1914-1987). Um dos mais importantes animadores do seu país, cursou a Faculdade de Belas Artes de Glasgow em 1932 onde descobriu sua paixão pelo cinema. Cria nessa época a técnica de Pixelização hoje conhecida como Stop-Motion.
Integrou a equipe de produção do filme de animação dos Beatles Yellow Submarine . Desenvolveu suas grandes obras no hoje prestigiado National Film Boardmesmo no Canadá, e em 1953 ganhou o Oscar de melhor curta em live action com sua obra-prima Neighbours (Vizinhos).
Saul Bass
Na década de 50 o Motion Design ganha notoriedade graças ao trabalho do cineasta e designer gráfico Saul Bass (1920-1996). Saul trabalhou com grandes nomes do cinema como Alfred Hitchcock, Otto Preminger, Stanley Kubrick e Martin Scorsese. Se destacou pela criação de cartazes para grandes filmes de sua época. Produziu maravilhosas abertura de filmes como a de “O Homem de braço de ouro” (1955) filme de Otto Preminger, “Intriga Internacional” (1959) de Alfred Hitchcock entre outros.
O Motion Designer
Com a ascensão da tecnologia e o surgimento de redes sociais como o You Tube e Vimeo, cresce cada vez mais a utilização do Motion Design em peças institucionais, créditos de filmes, identidades visual de canais de TV, vinhetas e aberturas de programas, propagandas e uma infinidade de utilizações. O profissional de Motion Design pode atuar em produtoras de vídeo e cinema, emissoras de TV, agências de publicidade, estúdios de design, produtoras web e produtoras de games.
Para finalizar
Obrigado por acessar o site, se esse post foi útil para você, peço por favor que me ajude divulgar, é tempo de compartilhar conhecimento! Aproveite também para conhecer o meu trabalho aqui, e para ficar por dentro das novidades assine a newsletter é só clicar no link assine minha newsletter. Obrigado e até o próximo post.
Rafael Folk
Gostei bastante da definição, umas das mais claras e objetivas que vi até hoje:
“Motion Design é a arte de dar vida ao design gráfico através da animação.”
Como ponto a melhorar, acredito que a diferenciação entre animação tradicional e motion design vai mais além do que foi colocado na postagem. Pois se trata tanto de estilo e técnica quanto, em alguns casos, sobre a narrativa que comentasse.
Bem sucinto, mas já dá uma luz pra quem está começando.
abs!!
andre.sarti
Obrigado Rafael pelo comentário!
Realmente a diferenciação entre a animação tradicional e o motion design é mais ampla, creio que a característica principal seja a explanada, entretanto é claro que as nuances das técnicas e estilo são importantes.
Muito obrigado! Volte sempre!
André
Obrigado Rafael pelo comentário!
Realmente a diferenciação entre a animação tradicional e o motion design é mais ampla, creio que a característica principal seja a explanada, entretanto é claro que as nuances das técnicas e estilo são importantes.
Muito obrigado! Volte sempre!
Cilene Mansini
Eu não sabia o que é Motion Design, e pra mim que não sou da área ainda assim fica um pouco confuso. Mas seu texto tem palavras simples e é direto que dá pra entender um pouco até pra quem é leigo no assunto.
andre.sarti
Olá Cilene!
Em primeiro lugar obrigado pela visita, fiquei muito feliz!
Até quem é da área do audiovisual confunde a definição, mas ele está presente no nosso dia, nas aberturas de programas de tv, no cinema, nos canais do Youtube e nas ações de marketing das empresas. 🙂
Um abraço! Volte sempre!
Rodrigo Schwantz
Olá, gostei bastante, muita informação importante!
Gostaria de saber as referências que teve para desenvolver esta postagem, livros, sites, o que tiver me ajudaria bastante 🙂
André Sarti
Olá Rodrigo tudo bem? Já faz um tempo que escrevi esse texto, não foi uma única fonte, geralmente faço minhas pesquisas na Internet em diversos sites e alguns vídeos que assisti, busco sempre as informações em sites de design. Sempre busco a melhor ou melhores informações para chegar a uma conclusão melhor.
Se for para algum trabalho acadêmico recomendo buscar as biografias dos nomes que citei no post. Eles são responsáveis pelo o denominamos Motion Design.
Fico muito feliz que gostou do conteúdo, estou retomando a produção de conteúdo aqui, volte sempre! Um abraço 🤗