Glossário de Publicidade e Marketing - André Sarti

Glossário de Publicidade e Marketing

No vasto universo do marketing e da publicidade, termos, siglas e jargões se entrelaçam, formando um labirinto de linguagem especializada. E para piorar, muitos desses termos são em inglês, o que pode confundir ainda mais nossos clientes. Afinal, não queremos que eles pensem que estamos falando Klingon, não é mesmo?

Para desvendar esse emaranhado e tornar a comunicação mais clara, preparamos um Glossário de Publicidade e Marketing, traduzindo esses termos de forma simples e direta. Vamos decifrar juntos esse código!

Glossário de Publicidade e Marketing

Alcance: é o número total de pessoas que visualizaram seu conteúdo, ainda que uma pessoa visualize varias vezes o mesmo conteúdo ele é contabilizado apenas uma vez (usuário único).

B2B (business to business): significa de “empresa para empresa”. São aquelas empresas que vendem seus produtos / serviços para outras empresas (pessoa jurídica).

B2C (business to consumer): significa de “empresa para consumidor”. Aqui, as empresas vendem diretamente para o consumidor final (pessoa física).

Blog: é um sistema online utilizado para a publicação de conteúdos (artigos) geralmente exibidos de forma cronológica inversa. Você pode usar para expressar suas ideias, seja pessoalmente ou como empresa.

CMS (Content Management System): ou “sistema de gerenciamento de conteúdo”, é uma plataforma (software) utilizada para a publicação de conteúdo em um site / blog sem a necessidade de conhecimentos de programação.

Copywriting: é a arte de criar textos persuasivos e cativantes para fins de marketing e publicidade.

Impressão: é o número de vezes que o seu conteúdo foi exibido para os usuários, indica as visualizações totais, se uma pessoa visualiza o mesmo conteúdo varias vezes, cada visualização é contabilizada.

Inbound Marketing: ou marketing de entrada, marketing de atração é um conjunto de estratégias de marketing focada em atrair, converter e encantar clientes.

Brainstorming: em tradução livre “tempestade cerebral”, é a reunião de um grupo de pessoas para resolver um problema comum, através da utilização de técnicas como a conexão e associação de palavras e o mapa mental. Em um bom brainstorming as ideias são expostas sem julgamento ou criticas, as ideias podem ser combinadas e alteradas, o tempo deve ser imitado e o volume de ideias pode ser grande.

Briefing: brief significa resumo em inglês, é uma ferramenta (documento) utilizada para a coleta e organização das principais informações de um cliente. (informações da empresa, diagnostico da situação atual, público-alvo, produtos e serviços, análise de mercado, concorrência, entre outros) O briefing é fundamental em um projeto de comunicação e marketing, pois é ele quem norteia todas as ações.

Budget: significa “orçamento” em inglês, termo geralmente utilizado para definir a verba disponível para uma determinada campanha ou período.

CAC (Customer Acquisition Cost): ou “Custo de aquisição de cliente”, é uma métrica  que indica o quanto uma empresa investe para conquistar cada cliente.

Calendário editorial: é uma ferramenta de planejamento que possibilita a organização da produção e publicação de todo conteúdo de uma marca. Ela pode conter título, data de publicação, imagens, palavras-chave, objetivos entre outras informações.

CRM (Customer Relationship Management): ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, além da tecnologia (softwares), engloba todas as estratégias e processos para a gestão do relacionamento com o cliente, busca antecipar necessidades e desejos, personalizar o atendimento, facilita a aquisição de novos clientes, centraliza todas as informações e histórico dos clientes.

CTA (Call to action): ou “Chamada para ação”, é uma frase, um link, um botão ou até uma imagem cujo objetivo é levar o usuário a executar uma ação específica.

Engajamento: é o envolvimento, interação e relacionamento que os clientes mantêm com a marca, nas redes sociais é geralmente medido pelo número de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Fee: refere-se a mensalidade (um valor fixo) previamente negociada, pago pelo cliente à agência pela prestação dos serviços contratados.

Funil de Vendas: é o processo pelo qual os potenciais clientes passam desde a conscientização até a conversão.

ICP (Ideal Customer Profile): ou “Perfil do Cliente Ideal” é uma metodologia que busca descrever quem é o seu “melhor cliente”, ou seja, o consumidor que mais combina e se beneficia do seu produto ou serviço.

KPI (Key Performance Indicator): ou “Indicador Chave de Performance”, é uma ferramenta de gestão utilizada para medir os resultados de uma ação por conjuntos ou cruzamento de métricas, os Indicadores Chave de Performance devem ser escolhidos a partir dos objetivos.

Landing page: em tradução livre “páginas de aterrissagem”, são páginas web criada com um único objetivo de conversão, geralmente ela trata de um tema específico e possui uma única chamada para a ação. 

Lead: significa conduzir. O lead é um potencial cliente, uma pessoa que demonstra interesse em um produto / serviço, fornecendo dados de contato.

Marketing de conteúdo: é a estratégia de criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair e envolver um público-alvo.

Persona: é a representação fictícia do cliente ideal, criada para melhor direcionar as estratégias de marketing.

Prospect: está relacionada com prospecção, um prospecto é um potencial cliente, uma pessoa ou empresa que precisa ser conquistada.

ROI (Return on Investment): ou “retorno do investimento”, mede o retorno financeiro obtido a partir dos investimentos feitos em marketing e publicidade.

Segmentação: dividir o público-alvo em grupos menores com base em características demográficas, comportamentais ou psicográficas.

SEO (Search Engine Optimization): ou Otimização para Mecanismos de Busca, é um conjunto de técnicas e estratégias que consiste em melhorar o posicionamento orgânico de sites em blogs nos mais diversos mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

Conclusão

Este Glossário de Publicidade e Marketing pretende auxiliar nossos clientes, parceiros, estudantes e entusiastas da comunicação e marketing a se familiarizarem com os termos que compõem nossa profissão. Nossa abordagem prioriza termos aportuguesados, buscando simplificar conceitos para torná-los mais acessíveis. No entanto, é importante ressaltar que nem sempre conseguimos evitar termos mais complexos, mas estamos empenhados em tornar esse universo mais compreensível para todos.

Sentiu falta de algum temo, deixe nos comentários, pretendo atualizar esse conteúdo periodicamente.

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Olá, me chamo André Sarti, trabalho com comunicação desde 1996. Sou publicitário, especialista em marketing, motion designer e comunicador. Apaixonado por música, cinema, séries, artes e tecnologia.

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