Glossário de Publicidade e Marketing
- Marketing, Oculto, Publicidade
- Glossário
- 21 de agosto de 2023
No vasto universo do marketing e da publicidade, termos, siglas e jargões se entrelaçam, formando um labirinto de linguagem especializada. E para piorar, muitos desses termos são em inglês, o que pode confundir ainda mais nossos clientes. Afinal, não queremos que eles pensem que estamos falando Klingon, não é mesmo?
Para desvendar esse emaranhado e tornar a comunicação mais clara, preparamos um Glossário de Publicidade e Marketing, traduzindo esses termos de forma simples e direta. Vamos decifrar juntos esse código!
Glossário de Publicidade e Marketing
Alcance: é o número total de pessoas que visualizaram seu conteúdo, ainda que uma pessoa visualize varias vezes o mesmo conteúdo ele é contabilizado apenas uma vez (usuário único).
B2B (business to business): significa de “empresa para empresa”. São aquelas empresas que vendem seus produtos / serviços para outras empresas (pessoa jurídica).
B2C (business to consumer): significa de “empresa para consumidor”. Aqui, as empresas vendem diretamente para o consumidor final (pessoa física).
Blog: é um sistema online utilizado para a publicação de conteúdos (artigos) geralmente exibidos de forma cronológica inversa. Você pode usar para expressar suas ideias, seja pessoalmente ou como empresa.
CMS (Content Management System): ou “sistema de gerenciamento de conteúdo”, é uma plataforma (software) utilizada para a publicação de conteúdo em um site / blog sem a necessidade de conhecimentos de programação.
Copywriting: é a arte de criar textos persuasivos e cativantes para fins de marketing e publicidade.
Impressão: é o número de vezes que o seu conteúdo foi exibido para os usuários, indica as visualizações totais, se uma pessoa visualiza o mesmo conteúdo varias vezes, cada visualização é contabilizada.
Inbound Marketing: ou marketing de entrada, marketing de atração é um conjunto de estratégias de marketing focada em atrair, converter e encantar clientes.
Brainstorming: em tradução livre “tempestade cerebral”, é a reunião de um grupo de pessoas para resolver um problema comum, através da utilização de técnicas como a conexão e associação de palavras e o mapa mental. Em um bom brainstorming as ideias são expostas sem julgamento ou criticas, as ideias podem ser combinadas e alteradas, o tempo deve ser imitado e o volume de ideias pode ser grande.
Briefing: brief significa resumo em inglês, é uma ferramenta (documento) utilizada para a coleta e organização das principais informações de um cliente. (informações da empresa, diagnostico da situação atual, público-alvo, produtos e serviços, análise de mercado, concorrência, entre outros) O briefing é fundamental em um projeto de comunicação e marketing, pois é ele quem norteia todas as ações.
Budget: significa “orçamento” em inglês, termo geralmente utilizado para definir a verba disponível para uma determinada campanha ou período.
CAC (Customer Acquisition Cost): ou “Custo de aquisição de cliente”, é uma métrica que indica o quanto uma empresa investe para conquistar cada cliente.
Calendário editorial: é uma ferramenta de planejamento que possibilita a organização da produção e publicação de todo conteúdo de uma marca. Ela pode conter título, data de publicação, imagens, palavras-chave, objetivos entre outras informações.
CRM (Customer Relationship Management): ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, além da tecnologia (softwares), engloba todas as estratégias e processos para a gestão do relacionamento com o cliente, busca antecipar necessidades e desejos, personalizar o atendimento, facilita a aquisição de novos clientes, centraliza todas as informações e histórico dos clientes.
CTA (Call to action): ou “Chamada para ação”, é uma frase, um link, um botão ou até uma imagem cujo objetivo é levar o usuário a executar uma ação específica.
Engajamento: é o envolvimento, interação e relacionamento que os clientes mantêm com a marca, nas redes sociais é geralmente medido pelo número de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Fee: refere-se a mensalidade (um valor fixo) previamente negociada, pago pelo cliente à agência pela prestação dos serviços contratados.
Funil de Vendas: é o processo pelo qual os potenciais clientes passam desde a conscientização até a conversão.
ICP (Ideal Customer Profile): ou “Perfil do Cliente Ideal” é uma metodologia que busca descrever quem é o seu “melhor cliente”, ou seja, o consumidor que mais combina e se beneficia do seu produto ou serviço.
KPI (Key Performance Indicator): ou “Indicador Chave de Performance”, é uma ferramenta de gestão utilizada para medir os resultados de uma ação por conjuntos ou cruzamento de métricas, os Indicadores Chave de Performance devem ser escolhidos a partir dos objetivos.
Landing page: em tradução livre “páginas de aterrissagem”, são páginas web criada com um único objetivo de conversão, geralmente ela trata de um tema específico e possui uma única chamada para a ação.
Lead: significa conduzir. O lead é um potencial cliente, uma pessoa que demonstra interesse em um produto / serviço, fornecendo dados de contato.
Marketing de conteúdo: é a estratégia de criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair e envolver um público-alvo.
Persona: é a representação fictícia do cliente ideal, criada para melhor direcionar as estratégias de marketing.
Prospect: está relacionada com prospecção, um prospecto é um potencial cliente, uma pessoa ou empresa que precisa ser conquistada.
ROI (Return on Investment): ou “retorno do investimento”, mede o retorno financeiro obtido a partir dos investimentos feitos em marketing e publicidade.
Segmentação: dividir o público-alvo em grupos menores com base em características demográficas, comportamentais ou psicográficas.
SEO (Search Engine Optimization): ou Otimização para Mecanismos de Busca, é um conjunto de técnicas e estratégias que consiste em melhorar o posicionamento orgânico de sites em blogs nos mais diversos mecanismos de busca, como o Google e o Bing.
Conclusão
Este Glossário de Publicidade e Marketing pretende auxiliar nossos clientes, parceiros, estudantes e entusiastas da comunicação e marketing a se familiarizarem com os termos que compõem nossa profissão. Nossa abordagem prioriza termos aportuguesados, buscando simplificar conceitos para torná-los mais acessíveis. No entanto, é importante ressaltar que nem sempre conseguimos evitar termos mais complexos, mas estamos empenhados em tornar esse universo mais compreensível para todos.
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