Mix de marketing: conhecendo os 4 pês do marketing
- Marketing
- 8 de abril de 2019
⏱️Tempo de leitura: 5 minutes
Olá! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre o mix de marketing, também conhecido por composto de marketing, os famosos 4 pês do marketing. Apesar de ser uma informação básica de marketing ela é essencial para os negócios, porque é a partir dela que nasce qualquer estratégia de comunicação ou de crescimento da empresa.
Os 4 pês de marketing são: produto, preço, praça e promoção, com o tempo foram acrescentados novos pês ao mix de marketing, nesse post vamos tratar dos 4 originais e em um próximo post vamos tratar dos 4 novos.
O que você vai aprender neste post?
Nesse post você vai conhecer os 4 pês que compõem o mix de marketing, entender qual a importância de cada um deles para o negócio e como eles estão dispostos:
Produto
Produto é tudo aquilo que é capaz de satisfazer um desejo ou necessidade do seu público-alvo, ele pode ser físico ou no caso de serviço, intangível.
Quando pensamos em produto é importante levar em consideração algumas características que são fundamentais, como: forma, funcionalidades, design, embalagem e experiência de compra, diferenciais e benefícios que o produto traz para o consumidor.
Ciclo de vida do produto
Todo produto também possui seu ciclo de vida e o entendimento desse ciclo ajuda a empresa a avaliar o momento atual desse produto ou serviço no mercado.
O ciclo de vida de um produto é composto por 4 fases: introdução, crescimento, maturidade, declínio.
Introdução
A introdução é o momento de apresentar o produto para o mercado, nessa fase buscamos identificar o interesse do público pelo produto e se ele é sustentável.
Crescimento
O crescimento é o momento em que o mercado começa a aceitar o produto é importante detectar o ritmo desse crescimento e aproveitar essa abertura para expandir.
Maturidade
A maturidade é o momento de estabilização das vendas e dos lucros, os clientes já estão fidelizados é o momento adequado para buscar o retorno do investimento e pensar em expansão.
Declínio
O declínio é marcado pela queda nas vendas e no lucro, é oportuno avaliar se é possível revitalizar o produto e ativar novamente o seu crescimento, ou se é momento de retirá-lo do mercado.
Preço
Preço é aquilo que estamos disposto a pagar para termos satisfeitas nossas necessidades e desejos. O preço não é necessariamente dinheiro em troca de produto.
No preço não levamos em conta apenas o monetário, mas também a percepção do valor agregado ao produto. Existe uma diferença entre preço e valor, para o entendimento dessa diferença vou usar uma frase que apesar de simples é ótima para explicar:
“O preço é o que você paga e o valor é o que você leva.”
A percepção do valor pode ser entendida como a razão entre as qualidades funcionais e relação afetiva com o produto pelos custos seja financeiro, de tempo ou de energia para aquisição desse produto.
Percepção de valor = Qualidades Funcionais + Relação afetiva / Custos
As estratégias de venda da sua empresa deve facilitar o acesso do seu público ao seu produto, focar em algumas ações como politica de descontos, cupons, programas de fidelidade, condições, prazos, flexibilidade de pagamentos e financiamentos.
Praça
A praça são as providencias e esforços necessários para que os produtos estejam a disposição das pessoas e dessa forma sejam atendidas suas necessidades.
É a sua colocação no mercado, ou seja, é onde o público vai encontrar o seu produto. Onde o produto está? O seu publico prefere comprar ele em lojas físicas ou pela internet? Quais são os seus canais de distribuição?
Essa geografia do marketing engloba todo o caminho que o produto percorre até chegar ao consumidor final, por isso devemos considerar: fornecedores, estoque, canais de distribuição, logística e os pontos de venda esses são alguns dos componentes fundamentais para que o produto chegue até o público.
O seu produto precisa estar acessível e para isso todos os componentes precisam “conversar” e trabalhar em harmonia. A empresa deve possuir uma grande diversidade de canais para que o produto chegue mais rápido, longe e mais barato e tenha uma grande cobertura.
Promoção
A promoção são os esforços de comunicação que a empresa faz para que o produto seja percebido pelo público. A promoção é um componente do marketing tão forte que muitos a confundem com o próprio marketing.
As empresas usam da promoção para atrair clientes e para serem lembradas na hora da decisão de compra.
A promoção é composta por diferentes modalidades de comunicação que são utilizadas de forma integrada dentro das empresas, como a publicidade, propaganda, promoção de vendas e vendas pessoal.
Publicidade
O termo publicidade tem sua origem na palavra inglesa publicity, que significa a disseminação de informações na forma editorial, ela não é patrocinada por um anunciante. Na publicidade os veículos de comunicação falam de sua empresa ou produto de forma espontânea.
Propaganda
A propaganda utiliza ações planejadas e lógicas da comunicação com o objetivo de persuadir e promover comportamentos através dos veículos de comunicação em favor do anunciante.
Está relacionada a palavra de origem inglesa advertising que significa promover o consumo de produtos e serviços, é a propaganda comercial.
Com ela é possível promover os benefícios, qualidades e superioridade do seu produto, atrair consumidores e despertar o interesse de compra.
A propaganda está situada nos espaços comerciais dos veículos de comunicação e está vinculada a uma empresa, uma marca, que patrocina a sua divulgação, portanto é fácil identificar quem é responsável por ela.
A palavra propaganda pode ter uma conotação mais ideológica, com o sentido de propagação de ideias, ela foi muito utilizada pela Igreja Católica na propagação da fé, do latim propagare.
Venda pessoal
A venda pessoal é a apresentação do produto para uma ou mais pessoas sem a utilização dos meios de comunicação de massa com o objetivo de persuadi-las.
A venda pessoal deve gerar experiencias muito próximas com o cliente através de apresentação aberta, demonstração do produto
Promoção de vendas
Os esforços de promoção de vendas tem como objetivo reforçar as outras ações de promoção e torná-las mais eficientes, criando condições vantajosas e atraentes estimulando a compra.
A promoção de vendas gera um contato tangível e próximo do produto. Algumas ações da Promoção de vendas são: ofertas, descontos, concursos culturais, premiações, brindes, eventos, feiras do setor e exposições.
Conclusão
Nesse post conhecemos o mix de marketing, a importância de cada componente, e como eles podem contribuir para o crescimento da empresa, oferecendo produtos melhores, que agregue valor ao seu publico, distribuídos de forma abrangente e comunicado de maneira adequada.
No próximo post da categoria marketing vou falar sobre os novos componentes do mix de marketing: pessoas, processos, posicionamento/palpabilidade e produtividade/performance.
O meu propósito é gerar conteúdo gratuito sobre comunicação, marketing e produção audiovisual e web, sei o quanto a informação é importante para o nosso crescimento e do mercado, todos crescem!
Você pode me ajudar compartilhando esse e os outros conteúdos do blog em suas redes, se tiver alguma sugestão de melhoria, ou mesmo de pauta, por favor, fique a vontade para comentar, queremos estimular o diálogo e conhecer ideias e opiniões diferentes para desenvolvimento.
Muito obrigado e até o próximo post :)!
tanise
trabalho com marketing, e é uma área encantadora né?
fui apresentada aos 4 ps quando estava na primeira faculdade, de moda, e desde então foi aumentando meu amor por essa área, pois acabamos nos dando conta de que tudo é muito maior do que parece, e tudo está interligado, para o negócio dar certo é necessário unir todas as áreas e conhecer bem elas.
seu post foi super esclarecedor, tenho certeza que ajudará muitas pessoas!
André Sarti
Olá Tanise! Tudo bem?
Muito obrigado pela visita, que bom que tenha achado esclarecedor o post, fico muito feliz, o objetivo aqui é esclarecer, principalmente pequenos empreendedores que não estão envolvidos com outras áreas, mas precisa do marketing!
Os conceitos apresentados no post são a base do marketing e fundamentais para qualquer negócio!
Obrigado pelo comentário, uma braço! 🙂
José Lança
Todas as pessoas que querem vender algo deveriam de ler este post. Acho muito importante aprender as fundações, pois sem estas tudo o resto falha e ficamos a pensar no que fizemos mal. Obrigado por mais um excelente artigo!
André Sarti
Olá José! Tudo bem?
Obrigado pela visita e comentário, entender as bases, os conceitos, é o primeiro passo para garantir o sucesso de qualquer empresas, Sou grato por conseguir comunicar esses fundamentos,
Muito obrigado! Um abraço! 🙂
Malu Silva
Não sou dess área e não conhecia esses conceitos de marketing, mas aprendi muito com o post! Acho super válido estudar este assunto pra quem, como eu, trabalha com internet. Valeu pelo conteúdo!
André Sarti
Olá Malu! Tudo bem?
Fico feliz que tenha aprendido um pouco sobre o marketing, para quem trabalha nesse mundo online é muito importante estar antenado com o tema!
Obrigado pela visita, um abraço! 🙂
Thamires Kaled
Muito bom o artigo e muito bem explicado. Tive aula de Marketing no meu 2 semestre de Adm e fiquei encantada, sem contar que o professor deixava a aula melhor ainda com todas as histórias ao longo de sua carreira. Os 4p’s foi o primeiro conteúdo da matéria e tivemos que gravar bem o que cada coisa fazia. Vendo assim parece que é fácil, entretanto, é bem complexo.
André Sarti
Olá Thamires! Tudo bem?
Que bom que gostou do texto, fico muito feliz. Realmente essa é a base do marketing e embora aparente ser simples, cada um desses elementos devem ser aprofundados.
Obrigado pela visita, um abraço! 🙂
Sabrina Sampaio
Adorei o post, até salvei para reler outras vezes. Tenho interesse em trabalhar com marketing depois que me formar.
André Sarti
Obrigado Sabrina!
O marketing é uma área muito ampla e muito interessante, se precisar de aluma ajuda é só chamar.
Um abraço! 🙂
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