Planejamento e pesquisa para projetos web - André Sarti
Planejamento e pesquisa para projetos web

Planejamento e pesquisa para projetos web

⏱️Tempo de leitura: 5 minutes

No post anterior vimos que no primeiro contato com cliente você entende as necessidades da empresa, faz o alinhamento das expectativas através da proposta comercial, com o briefing coleta e organiza as informações necessárias para a realização do projeto e finalmente formaliza o projeto pelo contrato. Agora chegamos à segunda etapa de um projeto web: o planejamento e pesquisa.

O que você vai aprender neste post?

Neste post vou detalhar sobre dois elementos importantes para o desenvolvimento web, o planejamento e a pesquisa.

Após a leitura você aprenderá:

Planejamento

Planejamento para projetos web

Planejamento para projetos web

Vamos falar sobre o planejamento, nesse momento costumo analisar as informações do briefing e assim, transformar os dados que coletamos e organizamos em informação.

Planejar é entender a situação atual da empresa para traçar o melhor caminho, para dessa forma, atingir os resultados desejados, com o menor esforço possível. Nessa etapa eu destaco alguns pontos importantes que presto muita atenção durante a elaboração do planejamento.

Público Alvo

O Público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem a sua empresa direciona as ações de marketing.

Entender o público-alvo é essencial, além das informações demográficas precisamos entender com quem estamos conversando? Qual é o perfil desse público? Quais são as suas preferências? Como ele consome conteúdo? Essas e outras perguntas nos ajudam traçar esse perfil.

Situação atual da empresa

Além de um levantamento das informações institucionais e históricas da empresa, precisamos entender também onde estamos para se ter mais clareza para onde estamos indo. Qual é o posicionamento atual da empresa? Ela já possui um site? Como ela se comunica? Quais canais de comunicação utiliza? Como é o relacionamento com os clientes atuais? Qual a situação dos seus canais de comunicação, estão atualizados? Qual é a frequência de publicação de novos conteúdos?

Produtos / Serviços

É importante fazer um levantamento dos produtos e serviços que a empresa oferece. Entender quais benefícios esses produtos e serviços trazem para os seus clientes? Qual é o preço? Como os clientes percebem o valor? Quais são os argumentos de venda?

Como estes produtos / serviços estão organizados? Quais as categorias? Quais as características desses produtos? Como são entregues? Como são embalados?

Análise da concorrência e do mercado

Aqui faço o levantamento dos principais concorrentes, geralmente de 3 a 5 e analiso sua presença digital. Procuro entender como eles se posicionam no mercado e como se comunicam.

Também é importante perceber quais são os seus pontos fortes e fracos, quais são as falhas e posteriormente utilizar essas brechas em favor do meu cliente, assim como é importante entender o mercado que o cliente está inserido, cada mercado tem características próprias, nuances que devem ser observadas e exploradas.

O levantamento de todas essas informações influencia diretamente na criação e no desenvolvimento do projeto, ao elaborar um bom planejamento você acelera o processo criativo, a fim de facilitar a tomada de decisão através da informação e agiliza o desenvolvimento.

Pesquisa

pesquisa para projetos web

pesquisa para projetos web

A pesquisa é uma etapa muito importante do processo criativo, nela coleto informações e referências visuais relacionadas ao projeto. Cores, tipografia, imagens, elementos gráficos e até mesmo outros sites que vão inspirar o projeto.

É importante destacar que o propósito da referência não é copiar, mas sim inspirar o processo criativo, dessa maneira, alimentar o nosso cérebro com diversas informações visuais para compor uma nova ideia, uma ideia inédita. Há muito tempo escrevi um artigo sobre esse tema aqui, se puder de uma lida.

Quando trabalho em um projeto web busco referências tipográficas, faço um estudo das cores, incluindo o significado através da psicologia das cores.

Pesquiso também possíveis imagens para o site, com o propósito de utilizar essas imagens no futuro, em banners, cabeçalhos, destaques, produtos e em outras áreas do site.

Onde buscar referências?

A minha resposta preferida para essa pergunta é na vida 🙂, acredito que o criativo, às vezes precisa tirar os olhos da tela do celular ou do computador e olhar mais de perto a sua realidade.

Nesse sentido a fotografia ajuda muito, visualizar e enquadrar a realidade mais próxima é um ótimo exercício.

Mas sim, existem também algumas ferramentas onlines que podem ajudar, Sites como o:

Todos são ótimos para pesquisar referências.

Como organizar essas informações?

Eu utilizo, recomendo e gosto muito do Trello. Quando início um projeto para um novo cliente, crio um time para essa empresa e dentro e dele um novo quadro para o projeto.

Nele reúno todas as informações daquele cliente, inclusive tenho pronto um modelo com todo processo desenhado, isso agiliza o trabalho.

Modelo para projetos web no Trello

Como organizar suas referências?

Para organizar as referências visuais a técnica do Mood Board ou Painel Semântico é a mais indicada, Com ela agrupo em um só lugar, físico ou digital, todas as referências que coleto, dessa forma, conseguimos representar e antecipar o conceito visual do projeto,

Para isso você pode utilizar o Pinterest que é interessante, nele você pode criar um board privado com essas referências visuais. Se desejar, pode inclusive convidar o seu cliente para participar desse board.

Outra ferramenta online para organizar o seu Mood Board é o Milanote nele você pode montar o seu painel adicionando, imagens, cores, tipografias e outras referências.

Concluindo

Nesse post vimos quais são os pontos fundamentais para realizar o planejamento e pesquisa para projetos web e assim alcançar um resultado de alta qualidade.

Se você é designer ou desenvolvedor, conte para gente como você trabalha essas etapas nos seus projetos, pois ver outros pontos de vista é importante para o crescimento de todos, assim fortalecemos o mercado e a comunidade, por isso, não se acanhe, colabore deixando a sua opinião nos comentários.

Encontro você no próximo post, um abraço 🙂.

Conteúdo atualizado em 24 de janeiro de 2023.



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Olá, me chamo André Sarti, trabalho com comunicação desde 1996. Sou publicitário, especialista em marketing, motion designer e comunicador. Apaixonado por música, cinema, séries, artes e tecnologia.

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