Ideias em movimento #01 - Como uma empresa pode inovar mesmo sendo pequena - André Sarti

Ideias em movimento #01 – Como uma empresa pode inovar mesmo sendo pequena

Como uma pequena empresa pode inovar e se diferenciar no mercado? Nesta primeira edição do “Ideias em Movimento”, a especialista em recursos para inovação Edwin Lima conversou sobre como pequenas empresas podem inovar e se diferenciar no mercado, mesmo sem grandes investimentos. Veja a seguir as principais dicas e ideias do programa que foi transmitido ao vivo pelo YouTube no dia 08 de março.

Inovação é uma palavra que está cada vez mais presente no mundo dos negócios. Mas será que somente grandes empresas conseguem inovar? Essa é uma dúvida muito comum entre empreendedores, especialmente aqueles que estão começando agora. Mas a resposta é simples: qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, pode inovar e se destacar no mercado.

O que é inovação?

Antes de tudo, é importante entender o conceito de inovação. De acordo com Edwin Lima, inovação é uma mudança que gera valor para os usuários do produto ou serviço da empresa. Essa mudança pode ser tanto no produto em si quanto nos processos da empresa, como atendimento, entrega, embalagem, entre outros. A inovação percorre toda a cadeia de atividades, desde a compra da matéria-prima até a entrega do produto ao cliente, criando valor para o cliente.

Inovação não é exclusiva de empresas de tecnologia

Muitos empreendedores acreditam que a inovação está limitada somente às empresas de tecnologia. Mas isso não é verdade. Inovação pode acontecer em qualquer tipo de empresa e em qualquer área. Existem inovações tecnológicas, como o Uber e o Airbnb, que foram resultados de inovações em seus modelos de negócios. Mas também existem inovações não tecnológicas, como as organizacionais e de negócios.

Inovação disruptiva x incremental

Outra dúvida comum entre empreendedores é a diferença entre inovação disruptiva e incremental. A inovação disruptiva é aquela que traz algo totalmente novo, como um novo modelo de negócio ou produto. Já a inovação incremental se concentra em melhorias graduais em produtos ou processos existentes. Ambas são importantes para a empresa, mas a inovação incremental é fundamental para melhorar produtos e processos inovadores e manter a empresa competitiva.

Inovação não é obrigatória, mas pode ser essencial

Inovar é importante, mas não deve ser visto como uma obrigação a qualquer custo. É preciso avaliar se a mudança gerará valor adequado para os clientes. Inovar no momento errado pode ser desastroso para a empresa. Por isso, é importante ter uma estratégia clara e avaliar os riscos e benefícios de cada inovação.

Como inovar mesmo sendo pequeno?

Mas como uma pequena empresa pode inovar e se diferenciar no mercado? Uma das dicas de Edwin Lima é olhar para o seu público e entender suas necessidades e desejos. Muitas vezes, uma pequena mudança no produto ou no atendimento pode gerar um grande valor para o cliente.

Outra dica é buscar parcerias e colaborações. Pequenas empresas podem se unir para desenvolver novos produtos ou serviços, compartilhar recursos e conhecimento e expandir seus negócios.

Além disso, é importante ter uma cultura de inovação na empresa, estimulando a criatividade

Conclusão

Em resumo, a inovação é uma ferramenta poderosa para as empresas, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação. Ao inovar, as empresas podem se diferenciar no mercado, melhorar seus processos, produtos e serviços, e aumentar sua competitividade. Mesmo as empresas pequenas podem inovar, desde que estejam abertas a novas ideias e dispostas a investir em tecnologia e conhecimento. A inovação é uma jornada contínua, e cabe às empresas e empreendedores abraçarem essa mudança para alcançarem o sucesso nos negócios.

Links do episódio

Link do vídeo: https://youtube.com/live/WqDn-TjMAG8
Spotify: https://open.spotify.com/episode/5Q7QMGNTCEnU45fT6ve6v1

LINK DO CONVIDADO
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/edwinlima/
LinkedIn Page: https://www.linkedin.com/company/elimaassessoria/
Site: https://elima-assessoria.com.br/


Compartilhe este post:

| LinkedIn | WhatsApp |


Olá, me chamo André Sarti, trabalho com comunicação desde 1996. Sou publicitário, especialista em marketing, motion designer e comunicador. Apaixonado por música, cinema, séries, artes e tecnologia.

Deixe seu comentário