6 dicas para editar mais rápido e com mais qualidade - André Sarti
6 dicas para editar mais rápido e com mais qualidade

6 dicas para editar mais rápido e com mais qualidade

⏱️Tempo de leitura: 5 minutes

Para concluir um projeto de edição de vídeo passamos por várias etapas de um processo, umas extremamente criativas e outras repetitivas, mas indispensáveis para a conclusão desse processo.

Nesse post quero apresentar 6 dicas para editar mais rápido e com mais qualidade, são soluções simples que vão resolver a maioria dos seus problemas de edição, pequenas decisões, mudanças na forma de pensar que vão trazer ganhos na qualidade e diminuir o tempo de edição!

Nesse contexto, muitos editores acabam errando, e por falta de conhecimento, acabam misturando as etapas criativas com as repetitivas e o resultado é um trabalho de edição sem fluxo, desorganizado e pouco produtivo.

Perdem-se horas procurando o take perfeito, simplesmente por falta de organização ou por misturar as etapas desse processo.

01. Antes de começar organize!

Se você é um editor que não investe tempo na organização do projeto e na decupagem, você está prejudicando a sua criatividade, digo isso com tranquilidade e certeza.

O editor é um contador de histórias que ordena as cenas disponíveis para transmitir uma mensagem, com começo, meio e fim, busca cumprir o objetivo da comunicação, para isso precisa gerar entendimento e emoções através de um processo criativo.

Quando o material bruto não está organizado, o editor acaba interrompendo esse processo por várias vezes para procurar um take melhor. Em cada interrupção perde-se a conexão com a criatividade e para retomá-la gasta-se muita energia.

Mude o seu jeito de pensar!

Para resolver esse problema e aproveitar todo o seu potencial criativo é muito importante mudar o seu jeito de pensar.
Antes de abrir o software de edição e importar todos os clipes, assista todo o material, verifique as categorias existentes e quais imagens são as melhores, organize esse material em pastas diferentes.

Por exemplo, se você vai editar um vídeo institucional e no material bruto você tem imagens externas, imagens da produção, do produto e depoimentos separe esse material em pastas diferentes.

Aproveite para descartar os takes que não serão utilizados por algum motivo.

Renomeie antes de importar

Outra dica bem útil é renomear os arquivos, quando você copia os arquivos da câmera para o computador eles vêm com o nome padrão, após separar em categorias considere renomear esses arquivos para nomes mais intuitivos, isso pode ser muito útil na hora da edição.

Após finalizar essas duas etapas importamos para o software de edição todos os arquivos, renomeados e organizados em pastas.

Tenho um post aqui no blog sobre as boas práticas para organizar o seu projeto de vídeo, vale a leitura.

02. É hora da decupagem

A decupagem é a seleção dos melhores takes.

Geralmente acompanha um roteiro com as cenas ou boletim de câmera, nesse momento trazemos para a timeline os melhores takes.

Vale lembrar que aqui não é momento para aplicar transições e efeitos, fazer a correção de cor, adicionar textos ou elementos gráficos, o objetivo da decupagem é ordenar a sequência de cenas.

Um recurso importante que alguns softwares de edição oferece é a alteração da cor do clipe, dessa forma, conseguimos separar visualmente na timeline cada categoria de imagens.
Os marcadores também podem ser utilizados para identificar cada momento do filme.

A partir da organização e de uma boa decupagem você elimina todas as cenas que não serão utilizadas, encontra facilmente o clipe que está procurando e utiliza o tempo da edição para ser mais criativo.

03. O áudio também é importante

O áudio também é importante

O áudio também é importante

Em uma edição de vídeo o áudio também é importante, ninguém assiste um vídeo com áudio ruim, pode até assistir um vídeo com uma imagem não tão boa, mas se o áudio estiver com muito ruído ou com volume baixo, ninguém fica, mesmo que o assunto seja do interesse.

É muito difícil corrigir um áudio mal captado, por isso o cuidado com a captação do áudio exige uma atenção especial.

Na edição devemos normalizar todos os áudios, ou seja, aplicar ganho em todos os clipes para igualar os volumes.

A mixagem do áudio principal com a trilha também deve ser feita com atenção, a trilha não pode atrapalhar o entendimento da mensagem principal, deve estar no ponto certo.

04. Biblioteca de recursos organizada

Encontrar os elementos certos para cada tipo de projeto consome uma enorme quantidade de tempo, falo de trilhas musicais, efeitos sonoros, elementos gráficos e tipografia.

Para minimizar esse problema, o editor precisa investir tempo e dinheiro para organizar sua biblioteca de recursos. Hoje é possível encontrar muito material gratuito e de boa qualidade, no entanto, alguns projetos podem exigir um material exclusivo, geralmente pago.

Tenha uma biblioteca com uma boa variedade desses elementos, isso pode poupar horas de trabalho. Outro recurso que pode acelerar a edição é recorrer a presets de efeitos, transições e looks de cores. Softwares como o Adobe Premier permite a criação desses presets, tenha uma pasta organizada com os presets que você mais utiliza

05. Efeitos e transições: use com moderação

Um grande erro de editores iniciantes é querer aplicar todos os efeitos e transições no mesmo projeto, aqui a máxima é “menos é mais”.

Utilize esses recursos com muita sabedoria e propósito, cada um deles tem uma função específica e deve colaborar com a história que vamos contar, “use com moderação”.

06. Ritmo

Outro elemento muito importante, mas que é geralmente negligenciado por quem está começando, é o ritmo.

Esse elemento é o que mais da vida para o vídeo, encontrar a batida perfeita dá trabalho, principalmente se você não tem nenhuma noção musical.

A solução para esse problema é treino, tentar repetitivas vezes até encontrar o seu jeito de editar.

Escute a trilha com atenção, tente identificar cada instrumento, geralmente o baixo e a bateria ditam o ritmo da música, tente editar a partir deles. Com calma e persistência você consegue!

Concluindo

Através dessas pequenas dicas tenho certeza que a sua edição vai melhorar muito, treine bastante, invista em conhecimento, organize o seu fluxo de trabalho e tenha uma biblioteca de recursos.

Com simplicidade e bom gosto é possível criar vídeos bonitos que transmitam a mensagem que se quer comunicar.

Se você se interessa por conteúdos relacionados a produção de vídeo, fique atento, pretendo intensificar os conteúdos voltados para a produção de vídeo.

Assine a nossa newsletter para ser avisado. Qual tema você gostaria de ver por aqui, deixe o seu comentário abaixo, com sugestões.

Fico muito feliz de colaborar de alguma forma com o seu conhecimento! Muito obrigado pela sua visita, até o próximo post! 🙂

Conteúdo atualizado em 3 de janeiro de 2023.

 



Compartilhe este post:

LinkedIn WhatsApp

Olá, me chamo André Sarti, trabalho com comunicação desde 1996. Sou publicitário, especialista em marketing, motion designer e comunicador. Apaixonado por música, cinema, séries, artes e tecnologia.

Deixe seu comentário

  • Marcel

    Olá André, parabéns pelo blog, sempre muito esclarecedor. Poderia me orientar se posso eliminar os arquivos dos projetos já criados no Adobe Premeire, caso eu não precise mais deles? eles ficam ocupando muito espaço? Outra questão é; se pretendo usar o mesmo “esqueleto” , ou seja, trilha sonora, legendas, etc, para outro projeto, posso abrir e renomear simplesmente ou teria outra forma?

    • André Sarti

      Olá Marcel! Que bom ver você por aqui!

      Respondendo sua primeira pergunta: o backup de projetos de vídeo sempre é complicado devido ao tamanho dos arquivos. Se não precisar alterar esse projeto no futuro, recomento o backup apenas do vídeo renderizado. Se precisar editar no futuro, daí é importante fazer o backup de tudo.

      Quanto a sua segunda pergunta, quando tenho um projeto recorrente e preciso manter a identidade, costumo criar um template já com as pastas e os arquivos que vou utilizar em todos os projetos.

      Crio também uma sequencia e já insiro e organizo todos os arquivos recorrente na timeline.

      Quando vou iniciar um novo projeto apenas copio a pasta e renomeio o arquivo.

      Obrigado pela visita, volte sempre e um grande abraço! 🙂

  • Shuu

    Que dicas incríveis! Tava mesmo precisando de ajuda com edição de vídeo já que estou começando meu canal agora, obrigade ❤

  • Juliana

    André, dicas IMPORTANTÍSSIMAS! Eu estou começando a editar vídeos agora e sinto muita dificuldade em alguns pontos (em principal o ultimo citado sobre o ritmo!). Estou tentando melhorar e sei que vou, mas é um processo né? rs seu artigo vai ajudar pra caramba e vou ler novamente quando começar a editar o próximo vídeo. Depois você pode fazer umas dicas específicas para edição de vlogs? sinto muito mais dificuldade nesse tipo de edição =( Obrigada!!

    • André Sarti

      Olá Juliana! Tudo bem?

      Muito obrigado pelo comentário, fico muito feliz quando consigo ajudar alguém com os meus posts!

      O rítmo é algo que se consquista com o tempo e com muita prática, como disse no post comece identificando os tempos da música, procure uma referência, o som do baixo ou da bateria. Treine com muisca eletrônica bem marcada, e aos poucos vá aumentando o grau de dificuldade!
      Já anotei sua sugestão e vou preparar um post sobre isso!

      Muito obrigado pela visita! Um abraço! 🙂

  • June Damasceno

    Eu raramente edito vídeos, eu peguei ´para editar mesmo quando fiz parceria com a Kawaii Box e gravei um Unboxing. Foi uma sensação ótima, ver aquele vídeo com edições lindinhas. Tenho vontade de continuar, e suas dicas ajudam! Obrigada

    • André Sarti

      Olá June Damasceno!

      A utilização de vídeos nas estratégias de conteúdo é muito poderosa, se você produz conteudos considere a utilização. Apesar de eu trabalhar mais na produção.

      Fico muito feliz que o post te inspirou e foi útil! Muito obrigado pela visita, volte sempre!

      Um abraço! : )

  • Heloisa

    Oi André! Parabéns pelo post, caiu como uma luva pra mim. Estou iniciando um canal no YouTube e aprendendo um pouco mais sobre edição de vídeos, então seu post me ajudou bastante!! Sucesso

    • André Sarti

      Olá Heloisa!

      Fico muito feliz em ajudar, no começo a edição é um pouco complicada, mas com prática e com o tempo tudo fica mais fácil.

      A produção para o Youtube, requer alguns cuidados tanto no formato quanto na edição pretendo falar mais sobre isso por aqui!

      Muito obrigado pela visita, volte sempre! Um abraço! 🙂

  • Tamara

    Oii André! Nossa que post super completo! Eu não trabalho com vídeos no YT só nas redes mesmo mas não tenho dúvidas que suas dicas vão ajudar muitas pessoas. Mesmo eu não editando vídeo com frequência, notei que seguindo seu passo-a-passo fica muito mas fácil. Obrigada por compartilhar seu conhecimento! E parabéns pelo trabalho!
    Abraços
    tamaravilhosamente.com

    • André Sarti

      Olá Tamara! Tudo bem?

      Muito obrigado pela visita, fico muito feliz quando consigo ajudar e quando os leitores entendem a proposta do que escrevo!
      A edição de vídeo é relativamente simples, exige disciplina e comprometimento com a história que estamos contando. mas quando se entende o processo, sobra mais energia para a criatividade.

      Obrigado pelo comentário, um abraço, volte sempre ! 🙂